Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Empresária tocantinense é finalista de premiação da ONU para mulheres empreendedoras
    Turismo

    Empresária tocantinense é finalista de premiação da ONU para mulheres empreendedoras

    Por Núbia Dourado29 de abril de 20203 minutos de leitura

     

    Fernanda Castro é proprietária da Seriema Ecoturismo em Rio da Conceição -TO e poderá representar o Brasil em etapa internacional

     

    A empresária tocantinense Fernanda Castro é finalista do Empretec Women in Business Awards, prêmio conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad). A premiação reconhece às mulheres empreendedoras, que tenham participado do Empretec e que transformaram as comunidades onde atuam.

     

    Há quatro anos, ela fundou sua própria agência de turismo e viu o cotidiano do município de Rio da Conceição, que possui menos de dois mil habitantes e está 370 km distante de Palmas, se transformar. “O Empretec abriu minha mente para enxergar o potencial turístico da região das Serras Gerais, que antes era conhecida como corredor da pobreza. Criei minha agência de turismo e comecei a atuar diretamente com a comunidade. Fundamos o grupo de teatro Retalho de Artes” explicou a empresária que também é vice-presidente da Associação de Turismo das Serras Gerais (ASSEGTUR).

     

    Para a empresária, participar dessa premiação é uma forma de reconhecer a transformação que o turismo proporcionou a região das Serras Gerais. “Nosso incentivo fez com que mais agências de turismo fossem criadas. Tivemos outros bons exemplos como a minha mãe que abriu seu próprio restaurante e o destaque do artesanato da região. Aos poucos, com apoio e ações do Sebrae, as Serras Gerais já é um dos destinos mais procurados do Brasil. Queremos despertar nos turistas essa transformação que nossa comunidade vivenciou”, afirmou.

     

    Fernanda e outras cinco empresárias de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram indicadas pelo Sebrae Nacional e irão participar da cerimônia de premiação prevista para o mês de dezembro. As empresárias poderão ainda representar o Brasil na categoria internacional que elegerá o melhor caso de sucesso em empreendedorismo feminino nos países em desenvolvimento.

     

    Empretec

     

    O Empretec é um curso que tem o objetivo de desenvolver nos participantes, características de comportamentos empreendedores. O seminário foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando o fortalecimento destas características empreendedoras. O participante deverá nas entrevistas, identificar se possui o potencial empreendedor e verificar quais os pontos fortes e fracos. O programa teve início em 1988 e já capacitou 400 mil pessoas em mais de 40 países.

     

    O prêmio

     

    Organizado junto com a ONU Mulheres e o Commonwealth Women Business Forum, o Empretec Women in Business Award é concedido a empresas pertencentes a mulheres que se beneficiaram dos serviços de desenvolvimento de negócios do programa Empretec – um programa pioneiro da UNCTAD para a promoção do empreendedorismo em 40 países em desenvolvimento. No Brasil, o Empretec é executado pelo Sebrae, desde 1993. 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorEm dia D, ação conjunta do Governo atua nas maiores cidades do Tocantins com orientações sobre prevenção à Covid-19
    Próximo artigo Governador e prefeitos debatem implementação de barreiras sanitárias e aumento de leitos para Covid-19

    Leia Também

    Palmas recebe a 21ª edição da Palmas Shoes + Fashion com novidades do setor

    21 de agosto de 2026

    Aviação doméstica bate recorde e transporta 59 milhões de passageiros em 2026

    21 de agosto de 2026

    Jalapão recebe gestores mineiros para troca de experiências em turismo e desenvolvimento

    19 de agosto de 2026

    Comtur reúne representantes e debate ações para fortalecer o turismo de Palmas

    13 de agosto de 2026

    Palmas Férias leva lazer, cultura e entretenimento à Praia da Graciosa

    25 de julho de 2026

    Porto Nacional leva história e legado do Padre Luso à ExpoCatólica

    25 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Atacadão inaugura nova unidade e reforça expansão em Araguaína

    Por Redação21 de agosto de 2026

    Órgãos municipais e parceiros alinham ações para o 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    21 de agosto de 2026

    Palmas recebe a 21ª edição da Palmas Shoes + Fashion com novidades do setor

    21 de agosto de 2026

    Aviação doméstica bate recorde e transporta 59 milhões de passageiros em 2026

    21 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.