Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Governo do Tocantins participa da abertura do Festejo da Catedral de Palmas e reforça fortalecimento do turismo religioso
    Turismo

    Governo do Tocantins participa da abertura do Festejo da Catedral de Palmas e reforça fortalecimento do turismo religioso

    RedaçãoPor Redação2 de junho de 20254 minutos de leitura
    O Governo do Tocantins marcou presença na abertura do Festejo da Catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas, na noite desta sexta-feira, 30 de maio. Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário do Turismo, Hercy Filho, destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento do turismo religioso no Estado.

    Durante a celebração, o pároco da Catedral de Palmas, padre Eduardo Zanom, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo, no incentivo a essa modalidade turística. Pe. Zanom citou alguns atrativos religiosos do Estado, como Porto Nacional, a história de Padre Luso, a Semana Santa na Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins, entre outros.

    “É uma grande alegria ver o apoio do Governo do Estado nesta caminhada de fé. O turismo religioso não é apenas uma visita a templos, mas uma oportunidade de vivência espiritual e de encontro com a nossa história e tradição”, afirmou padre Zanom.

    Durante a cerimônia, Hercy Filho enfatizou a importância do segmento para a promoção da cultura e da fé, associando o turismo religioso ao potencial de desenvolvimento regional. “O turismo religioso é um segmento turístico dos mais diferenciados. Você associa o entretenimento com a fé. O Tocantins tem uma riqueza cultural imensa, festas populares, as tradições de nossas igrejas, locais maravilhosos, que fazem com que possamos mostrar para o Brasil e para o mundo o quanto somos ricos, também, nesse segmento turístico. Inclusive, estaremos no mês de julho na ExpoCatólica, em São Paulo, levando o Divino Espírito Santo, Nossa Senhora D’Abadia, o Senhor do Bonfim e tantas outras devoções que nós temos, para mostrar para o Brasil e para o mundo”, afirmou o secretário Hercy Filho.

    Projeto Cantando Vida

    Durante a abertura dos festejos, foi lançado o projeto Cantando Vida, de autoria da deputada Claudia Lélis, que leva uma mensagem de fé e esperança através da música. A iniciativa, idealizada com o Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, é voltada para a transformação social, incentivando a renovação da fé e a união da comunidade em prol da vida, da empatia e da solidariedade.

    Festejo da Catedral de Palmas

    A programação do Festejo da Catedral de Palmas começou nesta sexta-feira, 30 de maio, na Praça dos Girassóis. As celebrações do padroeiro Divino Espírito Santo seguem até domingo, 8 de junho, data em que a Igreja Católica celebra Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

    Alinhado com o Jubileu da Esperança, o tema proposto para este ano é: O Espírito da Esperança. Já o lema bíblico está no Livro de Romanos, que diz: “A esperança não nos decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

    A programação geral conta com missa diária e novena, a partir das 18h30. A cada dia, um dom do Espírito Santo é meditado. Nas sextas, sábados e domingos (30 e 31 de maio, e 1, 6, 7 e 8 de junho) a Festa Social ganha espaço. A partir das 19h, a comunidade pode aproveitar barracas de comidas, brincadeiras para crianças, show de prêmios e música ao vivo.

    A Carreata do Divino marca o último dia do Festejo, 8 de junho, terá início às 17h, na região do Estádio Nilton Santos. De lá, os fiéis seguem até a Catedral, percorrendo as principais vias da capital, demonstrando a devoção pelo Espírito Santo.

    Além de celebrar o padroeiro, a festa religiosa tem a grande meta de arrecadar fundos para a construção da sede definitiva da Catedral. O foco neste ano é finalizar o andar térreo, custeando principalmente a tubulação de ar e os aparelhos responsáveis pela climatização do espaço. Lá será o local de vivência pastoral da paróquia, onde vão ficar o Salão de Festas, o Centro Catequético e salas de reunião.

    Fonte: ASCOM/SETUR

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorSemana do Meio Ambiente começa nesta segunda-feira, 2, com roda de conversa sobre arborização e ação com animais
    Próximo artigo Governo do Tocantins entrega Escola Estadual Buriti e reforça compromisso com mais de 300 obras na educação até o fim do ano

    Leia Também

    Arraiá da Serra celebra cultura junina com música, sabores e tradição em Taquaruçu

    18 de junho de 2026

    Palmas recebe a 12ª edição do Rally Jalapão com programação aberta ao público

    16 de junho de 2026

    Festa da Rapadura reúne tradição, cultura e geração de renda no Quilombo do Prata

    16 de junho de 2026

    Capital tocantinense é referência em inovação turística em publicação nacional

    15 de junho de 2026

    Digitrade promove qualificação para impulsionar vendas no setor turístico

    12 de junho de 2026

    Jalapão está entre os destinos de ecoturismo mais buscados do Brasil

    3 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.