Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Jalapão recebe gestores mineiros para troca de experiências em turismo e desenvolvimento
    Turismo

    Jalapão recebe gestores mineiros para troca de experiências em turismo e desenvolvimento

    RedaçãoPor Redação19 de agosto de 20263 minutos de leitura
    Missão técnica reúne prefeitos e secretários de quatro municípios mineiros para conhecer experiências em gestão, sustentabilidade, governança e fortalecimento dos pequenos negócios
    Uma comitiva formada por prefeitos e secretários municipais de Minas Gerais iniciou nesta terça-feira, 18, uma missão técnica pelo Jalapão. Até sexta-feira, 21, o grupo conhecerá experiências adotadas na região para conciliar turismo, desenvolvimento econômico, gestão pública e participação das comunidades locais.
    A missão reúne representantes de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz. Realizada pelo Sebrae Minas Gerais, com apoio do Sebrae Tocantins, por meio da Regional Portal do Jalapão, a iniciativa promove o intercâmbio de experiências entre municípios que têm no turismo uma importante frente de desenvolvimento econômico e geração de oportunidades.
    Ao longo de quatro dias, a comitiva terá contato com gestores públicos, empreendedores e instituições que atuam no Jalapão. A programação aborda temas como organização do destino, sustentabilidade, governança, fortalecimento dos pequenos negócios e integração das comunidades à cadeia do turismo.
    Para o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, a troca entre os municípios permite conhecer soluções aplicadas em diferentes realidades e avaliar experiências que podem contribuir para o desenvolvimento de outros destinos. “O turismo se fortalece quando existe uma atuação conjunta entre poder público, pequenos negócios e comunidades. A missão permite compartilhar experiências construídas no Jalapão e, ao mesmo tempo, conhecer a realidade dos municípios mineiros. Essa troca amplia o repertório dos gestores e ajuda a encontrar soluções para desafios que são comuns aos destinos turísticos”, afirma.
    A escolha do Jalapão está relacionada ao processo de consolidação da região como um dos principais destinos turísticos do país e às experiências desenvolvidas para estruturar a atividade em municípios de pequeno porte, áreas ambientalmente sensíveis e territórios com forte presença de pequenos negócios.
    De acordo com o Sebrae, a programação coloca em pauta experiências que ajudaram a estruturar o turismo no Jalapão e a integrar a atividade à economia local. Durante a missão, prefeitos e secretários terão contato com iniciativas desenvolvidas em parceria entre poder público, empresas e comunidades, além de soluções adotadas diante do crescimento do número de visitantes na região.
    Segundo Rogério Ramos, transformar o turismo em oportunidades para quem vive na região é uma das questões centrais desse processo. “Um destino precisa crescer junto com quem vive nele. Quando os pequenos negócios e as comunidades fazem parte dessa cadeia, o turismo gera renda, movimenta a economia e cria novas oportunidades no próprio território”, destaca.
    Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    #Jalapão #Sebrae Tocantins #turismo Gestores públicos Minas Gerais Regional Portal do Jalapão
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProgramação especial incentiva a preservação da fauna silvestre entre crianças e famílias
    Próximo artigo Capacitação da Visa Palmas prepara expositores para o Festival Gastronômico de Taquaruçu

    Leia Também

    Empreendedores tocantinenses participam do GAFFFF e ampliam conexões no agronegócio

    3 de outubro de 2026

    ABAV Expo abre oportunidades para empreendedores do turismo de Miracema e Lajeado

    3 de outubro de 2026

    Tocantins fortalece promoção turística e amplia oportunidades de negócios na ABAV Expo 2026

    2 de outubro de 2026

    Sebrae Tocantins promove Jalapão e turismo religioso de Porto Nacional na ABAV Expo

    2 de outubro de 2026

    Conselho de Desenvolvimento Econômico visita empreendimentos apoiados pelo Sebrae no Jalapão

    2 de outubro de 2026

    Sebrae Tocantins leva destinos e negócios turísticos à ABAV Expo 2026

    1 de outubro de 2026
    Últimas Notícias

    Empreendedores tocantinenses participam do GAFFFF e ampliam conexões no agronegócio

    Por Redação3 de outubro de 2026

    ABAV Expo abre oportunidades para empreendedores do turismo de Miracema e Lajeado

    3 de outubro de 2026

    Eleições do CNPC superam 14 mil inscrições e reforçam participação da sociedade na cultura

    3 de outubro de 2026

    CASACOR Tocantins destaca saberes e modos de vida dos povos originários em exposição

    3 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.