Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Fórum Regional de Cultura reúne artistas e gestores em Porto Nacional nesta quarta-feira
    Geral

    Fórum Regional de Cultura reúne artistas e gestores em Porto Nacional nesta quarta-feira

    RedaçãoPor Redação9 de junho de 20264 minutos de leitura

    Encontro será realizado no Auditório da UFT, das 19h às 22h30, com foco no fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura e na construção de diretrizes para a próxima década

     

    A cidade de Porto Nacional recebe na quarta-feira, 10 de junho, das 19h às 22h30, no Auditório da Universidade Federal do Tocantins – UFT, no Centro, o Fórum Regional de Cultura de Porto Nacional. A iniciativa é realizada pelo Comitê de Cultura no Tocantins, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esporte de Porto Nacional, e reunirá artistas, produtores culturais, fazedores de cultura, gestores públicos, conselheiros, representantes de coletivos, instituições e a comunidade interessada na construção das políticas culturais do município.

    Com o objetivo de traçar as diretrizes culturais para a próxima década, o Fórum Municipal de Cultura surge como um marco histórico para Porto Nacional, especialmente por ter como propósito central colocar em pleno funcionamento o Sistema Municipal de Cultura – SMC, instrumento fundamental para organizar, fortalecer e democratizar a gestão cultural no município.

    A proposta é promover um espaço de escuta, diálogo e pactuação coletiva, reconhecendo a diversidade cultural de Porto Nacional e a importância da participação social na formulação das políticas públicas. Durante o encontro, serão debatidos temas estratégicos para a cultura local, como planejamento, financiamento, participação social, descentralização das ações culturais, valorização dos territórios, fortalecimento dos segmentos artísticos e construção de mecanismos permanentes de gestão.

    Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, o Fórum representa uma oportunidade concreta de ampliar a participação da sociedade civil na construção das políticas culturais. “Porto Nacional tem uma história cultural muito potente, com artistas, mestres, grupos, coletivos e manifestações que ajudam a contar a própria história do Tocantins. O Fórum é um momento de escuta e construção coletiva, para que a cultura seja pensada como política pública permanente, com planejamento, participação social e compromisso com o futuro. O Comitê de Cultura chega para somar, fortalecer esse processo e contribuir para que o Sistema Municipal de Cultura funcione de forma efetiva”, destaca Kaká Nogueira.

    Segundo a organização, a realização do Fórum também reforça a necessidade de descentralizar as políticas culturais, garantindo que os investimentos e oportunidades não fiquem concentrados apenas em determinados espaços ou segmentos. A intenção é que as ações cheguem de forma democrática aos bairros, distritos, comunidades tradicionais, juventudes, grupos populares, artistas independentes e demais fazedores de cultura.

    O diretor de Cultura de Porto Nacional, Neto Ayres, ressalta que o Fórum será decisivo para organizar as prioridades do setor cultural no município. “A iniciativa visa, acima de tudo, descentralizar as políticas públicas culturais, garantindo que os investimentos, projetos e ações cheguem de forma democrática a todas as regiões, bairros e distritos da cidade. Queremos ouvir quem faz cultura em Porto Nacional, compreender as demandas reais dos territórios e construir diretrizes capazes de orientar a política cultural pelos próximos anos”, afirma Neto Ayres.

    A realização do Fórum Municipal de Cultura também dialoga com o fortalecimento do pacto federativo da cultura, alinhado às políticas públicas nacionais que incentivam a criação e efetivação dos sistemas municipais, planos de cultura, conselhos e fundos específicos para o setor. A expectativa é que o encontro contribua para consolidar instrumentos de gestão capazes de garantir continuidade, transparência e participação popular nas decisões sobre os rumos da cultura portuense.

    Além de sua relevância histórica e patrimonial, Porto Nacional possui forte presença de artistas, grupos populares, manifestações tradicionais, coletivos culturais e iniciativas comunitárias que atuam na preservação da memória, na formação de novos públicos e na valorização das identidades locais. O Fórum busca reconhecer essa potência e transformá-la em base para políticas públicas mais estruturadas, inclusivas e territorializadas. O evento é aberto à toda comunidade.

    Fonte: Cinthia Abreu

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    #Porto Nacional #UFT artistas Comitê Fórum políticas públicas culturais
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPublicado resultado definitivo da seleção de pareceristas culturais da Secult
    Próximo artigo Comsaúde celebra 57 anos de atuação em defesa dos direitos sociais em Porto Nacional

    Leia Também

    Duas representantes do Tocantins estão entre os melhores do artesanato nacional

    11 de setembro de 2026

    Empreende Porto 2026 começa nesta sexta-feira e movimenta pequenos negócios em Porto Nacional

    10 de setembro de 2026

    Prefeitura reforça serviços de limpeza em Taquaruçu para o Festival Gastronômico

    1 de setembro de 2026

    Sebrae apoia iniciativa que fortalece atendimento a famílias da Apae

    31 de agosto de 2026

    Dori Ferrara apresenta plataforma de Halloween com novidades para o varejo

    29 de agosto de 2026

    Taxa de desemprego cai para 5,3% e atinge menor nível da série histórica

    28 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Duas representantes do Tocantins estão entre os melhores do artesanato nacional

    Por Redação11 de setembro de 2026

    Espetáculo “Tinderelas no Divã” chega a Palmas em programação do Sesc Tocantins

    11 de setembro de 2026

    Oficinas de audiovisual revelam talentos e fortalecem a cultura no interior do Tocantins

    11 de setembro de 2026

    Drama franco-espanhol ‘Sirât’ chega à programação do Cine Cultura

    11 de setembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.