Segunda edição do projeto Sexta Cultural, reunida nesta sexta-feira, 30, na área externa do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, várias formas de expressões artísticas. Um ambiente repleto de atrações e opções para toda a família. O público aproveitou a noite para se divertir e apreciar como riquezas culturais do Tocantins.
As atrações musicais, embaladas pelos artistas locais, comandam uma animação com ritmos que misturam ciranda, forró, sertanejo, carimbó e clássicos da MPB. O público infantil, desde a primeira edição do projeto, também se diverte bastante com as atrações do grupo Trupe Açu e do grupo de dança contemporânea Oncontô, formado por adolescentes da rede pública de ensino.
“A Sexta Cultural contribui para divulgar todas as formas de manifestações artísticas, oferecer uma oportunidade para jovens mostrar apenas o seu potencial artístico, mas também interagir com outros artísticos. O projeto ainda contribui para a formação de placas”, destacado pelo professor coreógrafo do grupo de dança Oncontô, Fernando Faleiro.
A noite também contou com espaço para exposição e lançamento de livros de escritores tocantinense. “Esse espaço é maravilhoso e propício para divulgar nossas obras. A Sexta Cultural abre uma janela para mais informações sobre o público com a literatura literária”, ressaltou o escritor Paulo Albuquerque.
Uma cultura indígena, representada pela etnia Karajá da aldeia Santa Izabel do Morro, da Ilha do Bananal, conduzida para o espaço artesanato, uma pintura corporal e os símbolos que identificam suas tradições culturais. ”A Sexta cultural é importante para mostrar o que são os karajá, além de divulgar a arte do nosso povo. Aqui não podemos apenas mostrar nossa cultura, mas também ter uma renda com a venda do nosso artesanato “, disse Waxiy Malua Karajá.
Se os artistas da noite foram comemorados devido ao retorno do projeto que incentiva a cultura popular do Tocantins, para o público em que não falta animação e satisfação com a iniciativa do governo do estado e parceiros do evento.
O cantor e compositor Dorivan, uma das atrações especiais da noite, mostra o público que dança e canta junto como músicas exaltadas como belezas naturais do Jalapão, de forma simples e contagiante, além dos figurinos e tradições regionais.
“Aqui é um espaço que pode mostrar nossas músicas exibidas. Acredite muito nesse governo, que incentive uma cultura tocantinense e valorize como manifestações artísticas, principalmente o seu povo”, destacou Dorivan.
Shows
Além do cantor e compositor Dorivam, subiu ao palco do grupo de forró Trio Bacana, uma dupla sertaneja Mário César e Felipe, e o grupo de chorinho Reminiscências.
Gestão
Segundo Lynd, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, uma segunda edição da Sexta Cultural consolida e confirma a vocação artística do Tocantins. “O evento fomenta, democratiza e integra a cultura do nosso povo. Estou muito honrado em participar desse momento e agradecido pelo governador Mauro Carlesse por essa oportunidade de promover e divulgar a cultura do Tocantins, gerando a qualificação, o emprego e a renda para os estudantes Nossos artistas merecem estar diante de seu povo, pois um povo sem cultura é um povo sem memória “, enfatizou.
O projeto Sexta Cultural é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em parceria com o Instituto Cidadania Amazônia, via alteração parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis.
Próxima Edição
A terceira edição desta sexta-feira cultural ocorre no dia 13 de setembro, no mesmo local, a partir das 18 horas, com apresentações de João Bolo, atrações circulares do grupo Os Kaco, Sombras do Hip Hop, Dáila Saboya, Leandro Macedo e Larissa Luz. (Wladimir Machado / Adetuc)
DEIXE O SEU COMENTÁRIO