Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Campanha de vacinação contra febre aftosa teve início na sexta, 1º, e prossegue até dia 31
    Natureza

    Campanha de vacinação contra febre aftosa teve início na sexta, 1º, e prossegue até dia 31

    Por Núbia Dourado4 de maio de 20203 minutos de leitura

     

    Tocantins mantém o calendário de vacinação em maio com a previsão de vacinar 8,5 milhões de animais contra a doença

     

     

    A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou na sexta-feira, 1º, e prossegue até 31 de maio. Os produtores rurais deverão vacinar 8,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) independente da faixa etária. Em virtude da pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estendeu a declaração da vacinação até o dia 31 de agosto, para evitar aglomerações de pessoas nas unidades da instituição que atenderá por agendamento.

    O Tocantins está há 23 anos livre da doença sem vacinação e tem juntado esforços para o avanço do status sanitário livre da enfermidade sem vacinação, previsto para ocorrer em 2021. O calendário da campanha foi mantido para manter o controle no trânsito de animais vacinados e não vacinados durante a sua movimentação entre estados com calendários diferentes. “Nesta etapa, a partir de 1º de maio, o trânsito de bovinos e bubalinos de outros estados para o Tocantins só será permitido mediante comprovação da vacinação contra febre aftosa”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

    A declaração da vacinação, que seria realizada até 10 dias após a compra da vacina, foi estendida até o dia 31 de agosto. Portanto, o produtor rural tocantinense terá 120 dias para realizar a obrigatoriedade. Porém, se ele desejar transitar os animais terá de comprovar a vacinação para então emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para movimentação do rebanho.

    Para declarar, o produtor terá que apresentar a nota fiscal da vacina e a carta-aviso preenchida com dados dos rebanhos existentes na propriedade rural. O atendimento será feito de forma agendada no escritório da Adapec de sua preferência, em horário comercial das 8 às 14 horas.

    Pra quem deixar de vacinar a multa é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.

    Lançamento virtual da campanha antiaftosa

    O lançamento oficial dessa etapa realizado tradicionalmente em propriedade rural, este ano será feita por meio de uma live institucional, na terça-feira, 5, às 15 horas, nas páginas oficiais do Governo do Tocantins no Youtube e Instagram: www.youtube.com/governodotocantinsoficial e www.instagram.com/governodotocantins.

    A transmissão contará com a participação do governador do Tocantins Mauro Carlesse, do presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha e do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAraguaína alerta para grande número de jovens infectados pela covid-19
    Próximo artigo Boletim Epidemiológico aponta nesta segunda-feira, 23 novos casos do covid 19

    Leia Também

    Parque Estadual do Lajeado terá visitação suspensa em 4 de outubro

    28 de setembro de 2026

    Queima controlada segue suspensa em todo o Tocantins até 31 de outubro

    24 de setembro de 2026

    FMA leva cultura, arte e experiências ao Beco da Amizade

    18 de setembro de 2026

    Ações de educação ambiental orientam público sobre descarte correto de resíduos durante festival

    3 de setembro de 2026

    Gestão de resíduos sólidos pauta diálogo entre Sebrae, poder público e gestores no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Programação especial incentiva a preservação da fauna silvestre entre crianças e famílias

    19 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Espetáculo “Meu Corpo Está Aqui” emociona público e promove reflexão sobre inclusão em Palmas

    Por Redação13 de outubro de 2026

    Atriz de Araguaína é indicada ao Rio Webfest 2026

    13 de outubro de 2026

    Artpalco Palmas abre seleção para formar elenco fixo com artistas da capital

    13 de outubro de 2026

    Rota Gastronômica da Jabuticaba valoriza sabores e culinária em Taquaruçu

    12 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.