Projeto Viola de Buriti do Jalapão é selecionado no edital Ocupa CCVM com o tema Amazônia em Foco

Divulgação

O Projeto “Viola de Buriti do Jalapão”, foi selecionado no edital “Ocupa CCVM” com o tema “Amazônia em Foco”. Essa iniciativa destaca a relevância da cultura local e da conscientização ambiental por meio da fotografia e audiovisual. O Centro Cultural Vale Maranhão anunciou os projetos selecionados, priorizando propostas de artistas naturais ou residentes da Amazônia Legal que explorem a fotografia e o audiovisual para ampliar os discursos em prol da proteção da região amazônica.

O Projeto “Viola de Buriti do Jalapão”, que recentemente esteve presente em escolas públicas de Palmas, foi agraciado através do edital da Lei Paulo Gustavo pela Fundação Cultural de Palmas.

Essa iniciativa trouxe à tona o legado de Maurício Ribeiro, renomado tocador de viola de Buriti da Comunidade Mumbuca no Jalapão, para os alunos da rede de ensino de Palmas. Além de homenagear o artista, o projeto se dedica a ensinar às crianças a arte de construir e tocar a Viola de Buriti de forma sustentável e econômica. Através de oficinas culturais, os participantes aprendem sobre a importância da preservação ambiental ao utilizar materiais locais e sustentáveis na confecção dos instrumentos, promovendo a prática musical e incentivando os jovens a explorarem seus talentos artísticos.

O artesão e músico Míssin compartilhou sua experiência com o projeto, destacando a relevância da iniciativa na preservação da tradição e no ensino da fabricação do instrumento. Ele expressou a alegria em ver o interesse de crianças e adultos pela viola de Buriti, ressaltando a importância de dar continuidade ao projeto para manter viva essa cultura.

Núbia Dourado, cantora e idealizadora do projeto, enfatizou a emoção e importância do projeto, que busca divulgar a cultura da Viola de Buriti e promover a educação ambiental, conscientizando sobre a importância da preservação dos buritizais.

O projeto fará parte da programação do Centro Cultural Vale Maranhão em São Luís e a agenda está sendo programada para o segundo semestre. O projeto foi o único selecionado do estado no edital e representará o estado do Tocantins na capital maranhense.

Conheça a lista do projeto selecionados através deste link.

Sair da versão mobile