Restrição de dados de internet móvel é tema central da Campanha #LiberaMinhaNet

Por Cecília Amorim

Igualdade de acesso à internet ganha força com a campanha #LiberaMinhaNet, evidenciando as ilegalidades no acesso à rede móvel no Brasil

Quem nunca recebeu a mensagem “Você atingiu 100% da sua franquia de dados e sua velocidade foi reduzida”? Justo no momento em que mais precisamos, seja para transações financeiras, solicitar um transporte por aplicativo ou verificar a veracidade de notícias no WhatsApp. Em uma realidade em que boa parte da população brasileira depende exclusivamente da internet móvel para se conectar, a campanha #LiberaMinhaNet surge como uma voz contra a desigualdade no acesso ao serviço.

A Coalizão Direitos na Rede, em parceria com data_labe e o IRIS, lança a campanha #LiberaMinhaNet como um apelo à igualdade de acesso à internet. A proposta é o fim do atual sistema de franquia de dados, e a oferta de planos de internet móvel que assegurem uma velocidade mínima para utilização após o consumo dos dados, promovendo a liberdade de acesso sem restrições.
Na região Norte a rede móvel 3G ou 4G assume o protagonismo, representando 27% dos acessos à internet. Este dado destaca a relevância das tecnologias móveis na conectividade da região, possivelmente devido à sua geografia desafiadora e à infraestrutura precária da rede de telecomunicações.
Ao encorajar a sociedade a aderir à campanha, #LiberaMinhaNet busca promover uma mudança significativa no cenário do acesso à internet no Brasil, visando uma rede mais justa, aberta e acessível a todos e todas. Para mais informações, acesse: https://liberaminhanet.direitosnarede.org.br/

Sair da versão mobile