A coexistência entre seres humanos e a natureza foi inspiração do artista Adrian´s para desenvolver suas obras
A exuberância da natureza do Tocantins é a fonte de inspiração para ‘Encantados’, exposição do artista visual Adrian´s, que será aberta nesta quarta, 1º, na Galeria Municipal de Palmas, permanecendo disponível para visitação, com público reduzido e normas de distanciamento, até 30 de setembro. Em razão da pandemia por Covid-19, o artista optou por não realizar cerimônia de abertura.
Adrian´s explica que a beleza do Tocantins é a matéria prima da exposição que visa, sobretudo, conscientizar o espectador na manutenção, respeito e preservação dos recursos naturais. “Um encantamento que desencanta à medida que se percebe a desconstrução advinda da ação humana”, afirma, ressaltando também que são obras inspiradas na simplicidade da natureza coexistindo com o ser humano, que nela se funde.
Os trabalhos são realizados sobre papel triplex 300g, no formato 66 x 46 cm. A técnica utiliza graffiti com uso de spray por meio de stencil. As imagens são formadas por texturas, grafismos e ícones do imaginário contemporâneo que se fundem nas imagens que se desintegram em cores. O efeito busca a ideia do grau de ameaça imposto pela mão humana.
Entre os ícones que se misturam nas imagens, estão a radioatividade, o lixo biológico, fogo, a morte, entre outros, explica o Artista que também utilizou o grafismo indígena e a sobreposição do arame farpado para retratar a compartimentação do espaço físico como propriedade privada causando a separação dos povos indígenas de suas terras, e por consequência, deteriorando a sua cultura e agravando a destruição da natureza.
“O espectador é provocado a refletir sobre a coexistência da raça humana, a natureza e a tecnologia. O encantamento é então traiçoeiro e paradoxal, pois em um primeiro momento somos capturados pelas cores e o figurativismo representado nas imagens, para depois, refletir sobre a nocividade da intervenção humana’, explica.
A exposição possui foi patrocinada pela Lei Aldir Blanc através de edital promovido pelo Governo do Tocantins.
Adrian´s
Adriano Alves da Silva, ou Adrians, como é conhecido, é um paulistano que mora em Palmas/TO desde 1994. Autodidata, atua no campo artístico desde 1986.
Artista multimeios, capaz de gerir e realizar projetos artísticos em que se misturam: ilustração, pintura tradicional, técnicas complexas em softwares de pintura digital, edição de vídeo, graffiti, áudio, animação 2D, 3D, modelagem, video mapping,realidade aumentada e realidade virtual.
Em sua produção procura relações com a ciência para embasar o conceito dos seus trabalhos. Autores como: Almont (1993), Alfred Gell (2018), Didi-Huberman (1998), Barthes (1984), Deleuze e Guatarri (2004), são tomados como fio condutor em linhas de pensamento que constroem as narrativas.
Mestre em Comunicação e Sociedade;
Bacharel em Comunicação Social;
MBA em Comunicação Empresarial e Marketing;
Certificado em Harvard – Leaders of Learning;
Pesquisador da imagem, técnicas artísticas e subjetividades;
Atua no mercado como: professor, designer gráfico, videomaker, Ilustrador e grafiteiro.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO