Morre aos 81 anos o escritor e ex prefeito de Palmas Odir Rocha

Morreu nesta quarta-feira (4), aos 81 anos, o ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha. Ele estava em tratamento contra o câncer e faleceu em um hospital da capital.

 

Biografia

Mineiro de Araguari, Odir Rocha foi criado em Goiás, formou-se em medicina, em 1970, pela Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba e mudou-se para o Tocantins em 1971. Era casado com Dirce Noda Rocha e pai de três filhas e avô.

Odir Rocha estava há anos afastado da política mas tem passagem na história do Estado. Chegou ainda jovem no Tocantins, para exercer a medicina no então norte do então estado de Goiás, onde engajou politicamente e participou do processo de criação do Estado.

Foi prefeito de Colinas onde montou um pequeno hospital  e morou por 22 anos na cidade em que também atuou como professor  do Colégio João XXIII.  

Nota de Pesar

Em 1993 mudou-se para Palmas, onde foi secretário da Ação Social e Habitação do município e secretário Estadual da Administração e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos. Em 1996, foi eleito prefeito de Palmas, para o mandato de 1997 a 2000. 

Ao término do mandato de prefeito municipal de Palmas foi nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Tocantins em 2001. Rocha ainda exerceu o mandato de deputado federal.

Rocha escreveu contos e poesias e se tornou membro da Academia Palmense de Letras. O livro ‘Auscultando a Vida’ foi uma de suas primeiras obras a ser publicada e foi homenageado juntamente com o escritor Carlos Drummond de Andrade no 6º Salão do Livro do Tocantins realizado em 2010, pela Secretaria Estadual da Educação.

 

Um poeta, político, médico, esposo, pai, filho, amigo, irmão, avô. Quantas funções, quantas tarefas! Dr. Odir Rocha, o senhor deixará saudade. Um mineiro, que com o seu jeitinho manso, soube conquistar os tocantinenses, curou muitos, assistiu tantos outros, ouviu e contou muitas histórias.

 

Em outubro de 1996, foi eleito prefeito de Palmas. Anteriormente, foi chefe do executivo em Colinas-TO. À frente da gestão municipal, muito contribuiu com a Capital do seu tão querido Tocantins.

 

Diante da dor de perdermos um poeta, um homem íntegro, correto e admirável, nos faltam palavras para expressar nosso respeito e gratidão. Obrigada, Dr. Odir Rocha! Até hoje, Palmas não havia perdido nenhum de seus governantes.

 

Que Deus conforte o coração de sua família, em especial, o da dona Dirce Noda e suas filhas, netos e incontáveis amigos. Que Deus lhe acolha e console a todos nós que aqui continuamos.

 

Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas

Sair da versão mobile