Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Resultado preliminar da seleção para o Salão “Raízes Brasileiras” é divulgado
    Blog Cultura & Sociedade

    Resultado preliminar da seleção para o Salão “Raízes Brasileiras” é divulgado

    RedaçãoPor Redação15 de abril de 20262 minutos de leitura
    O 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras acontece entre os dias 13 e 17 de maio de 2026, em São Paulo - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

    Artesãos tocantinenses foram classificados em diferentes modalidades; prazo para recursos é de três dias úteis após a publicação

     

    O Governo do Tocantins, por meio da  Secretaria de Estado da Cultura (Secult), divulgou nesta segunda-feira, 13, o resultado provisório da classificação dos artesãos inscritos no Edital de Chamamento Público nº 01/2026, que seleciona participantes para o 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, a ser realizado entre os dias 13 e 17 de maio de 2026, em São Paulo.

     

    A seleção foi conduzida pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Comissão Interdisciplinar de Avaliação e Seleção, conforme diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e considerou critérios técnicos estabelecidos no edital, incluindo análise documental e avaliação de portfólio dos candidatos.

     

    Classificações

     

    Na modalidade Artesão Individual em Ampla Concorrência, foram classificados os candidatos Maria Elza de Oliveira, Márcio Bello dos Santos, Andrieli da Silva Pinto e Emerson Leitão Filho. Outros candidatos foram desclassificados por não atenderem aos critérios previstos no edital.

     

    Já na modalidade Entidades Representativas e Grupos de Produção Artesanal, foram classificados a Associação de Artesãos de Gurupi (AGA), Aldeia Mangabeira, o Grupo de Produção Artesãos Iny Mahadu e a Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense.

     

    Também houve classificação nas categorias específicas, com destaque para a artesã quilombola Ilana Ribeiro Cardoso e o artesão Josias de Souza Menezes, na categoria Pessoa com Deficiência (PcD). Na modalidade indígena, a candidata inscrita foi desclassificada por não cumprimento de item previsto no edital.

     

    De acordo com o edital, os candidatos que não atingiram a pontuação mínima de 50 pontos ou não atenderam aos requisitos documentais foram desclassificados do processo seletivo.

     

    Interposição de recursos

    Os interessados terão até esta quarta-feira, 15, para interpor recurso; o prazo de dois dias úteis, é contado a partir da publicação do resultado provisório. Após a análise dos recursos, será divulgada a lista definitiva com os selecionados que irão representar o Tocantins no evento nacional.

     

    Salão do Artesanato

     

    O 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras é uma das principais vitrines do artesanato nacional e tem como objetivo promover a valorização cultural, a geração de renda e a difusão das produções artesanais de diferentes regiões do país.

    Fonte: Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    “Raízes Brasileiras” #artesanato 22º Salão do Artesanato resultado provisório Secult
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorNaturatins e Comitê do Rio Formoso lançam plano de revezamento para uso da água na estiagem de 2026
    Próximo artigo Encontro online debate cultura e clima em preparação para a 6ª Teia Nacional

    Leia Também

    Cine Cultura retorna com programação especial para celebrar o Dia dos Namorados

    12 de junho de 2026

    Definida a sequência de apresentações das quadrilhas juninas do 34º Arraiá da Capital

    12 de junho de 2026

    Governo do Tocantins anuncia artesãos selecionados para a 26ª Fenearte

    11 de junho de 2026

    Estudantes de Tocantinópolis vivenciam experiências culturais e tecnológicas no MovCEU

    11 de junho de 2026

    Série tocantinense Trisal estreia novo episódio nesta quarta-feira em Araguaína

    10 de junho de 2026

    Publicado resultado definitivo da seleção de pareceristas culturais da Secult

    9 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Digitrade promove qualificação para impulsionar vendas no setor turístico

    Por Redação12 de junho de 2026

    Taguatinga celebra 154 anos com participação do governador Wanderlei Barbosa

    12 de junho de 2026

    Quebradeiras de coco babaçu ganham reconhecimento como manifestação da cultura nacional

    12 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega reforma de escola em Taipas com investimento de R$ 800 mil

    12 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.