Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Capacitações em Guaraí orientam empreendedores sobre o Contrata Mais Brasil
    Empreendedorismo em Foco

    Capacitações em Guaraí orientam empreendedores sobre o Contrata Mais Brasil

    RedaçãoPor Redação19 de setembro de 20263 minutos de leitura
    Encontros orientaram gestores municipais e MEIs sobre o uso da plataforma e as oportunidades de fornecimento ao poder público
     
    Guaraí recebeu, nesta semana, duas capacitações sobre o Contrata Mais Brasil, plataforma que facilita a participação de pequenos negócios em processos de contratação pública. As atividades reuniram gestores municipais e microempreendedores individuais (MEIs) e abordaram, de forma prática, desde os procedimentos para utilização da ferramenta até os caminhos para que empreendedores locais possam identificar e participar de oportunidades de fornecimento ao município.
    A primeira capacitação, realizada no dia 14, foi direcionada aos gestores responsáveis pelos processos de contratação. Todas as secretarias municipais ordenadoras de despesas estiveram representadas, incluindo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, representada pela secretária Marivânia Santiago.
    Durante o encontro, os participantes conheceram o funcionamento da plataforma, os procedimentos necessários para realizar contratações e as possibilidades de utilização do Contrata Mais Brasil para ampliar a presença dos pequenos negócios nas compras públicas. A proposta é contribuir para que os gestores tenham mais segurança na utilização da ferramenta e consigam identificar fornecedores locais aptos a atender às demandas da administração municipal.
    Para Marivânia Santiago, a capacitação contribui para aproximar a gestão pública dos empreendedores do próprio município. Segundo a secretária, conhecer os recursos disponíveis na plataforma permite que as secretarias avancem na identificação de fornecedores e utilizem as compras públicas também como instrumento de fortalecimento da economia local.
    “Quando o gestor conhece a ferramenta e entende como ela pode ser utilizada no dia a dia, ele passa a ter mais condições de buscar fornecedores dentro do próprio município. Isso facilita o processo para a administração e, ao mesmo tempo, abre uma oportunidade para que o pequeno empreendedor de Guaraí participe mais das compras públicas”, afirmou.
    A programação teve continuidade no dia 15, desta vez com os microempreendedores individuais. A capacitação apresentou aos participantes como funciona o processo de fornecimento para o poder público, com orientações sobre cadastro na plataforma, identificação das oportunidades disponíveis, participação nas contratações e requisitos necessários para atender às demandas da administração.
    De acordo com o analista do Sebrae Tocantins Jacirley Nascimento, a aproximação entre gestores e pequenos negócios é uma das etapas necessárias para que a ferramenta seja efetivamente incorporada à rotina das compras municipais. Ele explica que, além de conhecer a plataforma, o empreendedor precisa compreender como identificar uma oportunidade compatível com sua atividade e quais condições deve atender para fornecer ao município.
    “A plataforma é um caminho para colocar o pequeno negócio diante de uma oportunidade que, muitas vezes, ele não sabia que poderia acessar. Mas não basta estar cadastrado: é importante que o empreendedor acompanhe as demandas, mantenha sua documentação regularizada e entenda o que o município está solicitando. Quando esse processo acontece de forma orientada, aumenta a possibilidade de o recurso público circular dentro da própria economia local”, destacou.
    A iniciativa também permite que a administração municipal conheça melhor o potencial de fornecimento existente em Guaraí. Para a secretária Marivânia Santiago, esse movimento pode contribuir para uma mudança na relação entre o poder público e os pequenos empreendedores.
    “Temos muitos profissionais e pequenos negócios no município que já oferecem produtos e serviços que podem atender às necessidades da prefeitura. O desafio é fazer com que essas duas pontas se encontrem. A capacitação ajuda justamente nisso: prepara o gestor para utilizar a ferramenta e orienta o empreendedor sobre como se apresentar e participar das oportunidades”, ressaltou.
    Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    capacitação Contrata Mais Brasil Guaraí Pequenos negócios plataforma
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorResultado provisório dos editais do Fundo Cultural do Tocantins é divulgado
    Próximo artigo Trupe-Açu comemora 17 anos com apresentações de “As Charlatonas” em Palmas e São Paulo

    Leia Também

    Dianópolis recebe rodada de crédito e seminário sobre finanças promovidos pelo Sebrae

    27 de outubro de 2026

    Tocantins tem 87 mil MEIs que podem ser beneficiados pelo Prospera MEI

    23 de outubro de 2026

    Palmas registra mais de 9 mil novas empresas e empresários já planejam 2027

    22 de outubro de 2026

    Prêmio Sebrae de Jornalismo 2026 anuncia os 25 finalistas nacionais

    22 de outubro de 2026

    Sebrae e Semed Palmas firmam parceria para levar DinoCards às escolas municipais

    21 de outubro de 2026

    Transforma Cidade TO articula implantação do Serviço de Inspeção Municipal por consórcio público

    21 de outubro de 2026
    Últimas Notícias

    Tocantins amplia acesso à internet em regiões remotas e já conta com 294 terminais de conexão

    Por Redação4 de novembro de 2026

    Grupo Vozes de Ébano leva espetáculo sobre ancestralidade e resistência negra ao Tocantins e à Paraíba

    3 de novembro de 2026

    Grafiteiro tocantinense Sandro Rios representa o Brasil em festival internacional de arte urbana na África

    2 de novembro de 2026

    Cantora tocantinense Eletra leva o forró do Tocantins a Pernambuco e grava música inédita com Geraldinho Lins

    2 de novembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.