O 1º Festival do Pequi e do Buriti começa nesta sexta-feira, 8, e segue até domingo, 10, em Porto Nacional.
o projeto inédito na cidade idealizado pelo prefeito Joaquim Maia e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia.
O intuito é fortalecer uma cadeia de serviços e comércio do município, com foco em gastronomia, produção de artesanatos e produtos derivados de pequi e buriti.
Na ocasião, acontecerá a 1ª Mostra de Cervejas Artesanais do Porto Nacional. Todo o evento será no Espaço Cultural Beira Rio. Os preços promocionais de R $ 2 a R $ 20, incluindo pratos prontos, pastéis, tapiocas, bolos, doces e salgados, que são feitos por cozinheiros, chefs de cozinha, microempreendedores e amantes da culinária regional.
Um ambiente favorável ao desenvolvimento turístico, inserindo Porto Nacional como destino e rota de turismo gastronômico do Tocantins, estimulando a formalização de pequenos negócios como empreendedores individuais e, ao mesmo tempo, fomentando a produção artesanal, criando condições para sua comercialização.
O fomento ao turismo local, especificamente, é outro destaque importante que irá colocar a cidade em evidência regional, estadual e nacional, além de capacitar os profissionais que atendem a bares, restaurantes e hotéis da cidade para o festival, evento integrante do Circuito Cultural- Turístico Portuense, bem como, capacitar os pequenos negócios de alimentação na categoria ambulante.
“Nosso primeiro Festival Gastronômico indicado para o Festival do Pequi e Buriti será uma grande amostra da culinária tocantinense”, disse o secretário Arnaldo Bahia. Segundo ele, todos os pratos serão utilizados com frutos de pequi e buriti, e também, os artesanatos. “São produtos típicos da vegetação do cerrado brasileiro e de extrema importância evidenciada”, disse.
Junto com o Festival Gastronômico, o secretário informou que haverá uma 1ª Mostra de Cervejas Artesanais do Porto Nacional. São fábricas do estado do Tocantins – sete cervejarias artesanais presentes presentes no evento, com diversos tipos de chopes, ofertando seus produtos. Uma exposição diferente e atrativa.
Vinte e cinco países estão disponíveis para visitação pública. A condição natural de cada participante no Festival Gastronômico é ter produtos originários de pequi e buriti. Haverá também mostra com artistas locais e regionais, um trabalho que está sendo feito para valorizar músicos portuenses e tocantinenses.
“Queremos trazer uma comunidade, turistas, visitantes, empreendedores e amantes de pequi e buriti para degustar essa culinária riquíssima do cerrado. São pratos distintos, mas com a mesma essência ”, disse Arnaldo Bahia.
“O prefeito Joaquim Maia é um empreendedor e um grande apoiador de todas as iniciativas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Sem sua força, certamente não avançaríamos tanto. Muito mais faremos ”, frisou o secretário.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO