A equipe do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, utilizou com os estudantes da educação especial, o artesanato como forma de fortalecer o ensino de matemática e de língua portuguesa. A iniciativa deu tão certo que a escola promoveu uma exposição denominada Arte Especial para apresentar as produções dos alunos para a comunidade escolar.
A professora auxiliar Marize Macedos, que também é artista plástica, explicou que a ideia inicial era reaproveitar materiais que antes iam para o lixo, como papéis, pedaços de tecidos e de E.V.A, que foram transformados em peças de decoração ou de utilidades como porta lápis e sacolas. “Dessa forma, os estudantes aprenderam sobre cuidados que devemos ter para preservar o meio ambiente”, frisa Marize. Na produção das peças, foram utilizados materiais como areia para proporcionar novas cores e formas.
A professora Selma Motta Braga, coordenadora da Sala de Recursos, esclareceu que por meio da arte, os estudantes aprenderam conteúdos de matemática, com a contação das peças e formas geométricas dos materiais e como os alunos tinham que fazer anotações nos cadernos, aprenderam conteúdos de língua portuguesa.
A estudante Samirah Sales Xavier, 13 anos, disse que gostou de participar da exposição. “Gosto da escola, e a exposição trouxe mais alegria”, conta. O aluno Tiago da Silva Barbosa, 13 anos, ressaltou que foi importante observar que foram construídas peças com produtos que seriam descartados.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO