O projeto “Telas em Cena” receberá dois importantes produtores na próxima quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de agosto (veja agenda). Além de formação de plateia para o cinema brasileiro, a iniciativa também promove a formação cinematográfica com duas rodas de conversa sobre distribuição de filmes no Brasil com Daniel Queiroz (Embaúba Filmes) e o lançamento do Roteiro e diário de produção de um filme chamado “Temporada”, por André Novais Oliveira.
Nesta edição foram convidados cineastas, produtores, atrizes e atores, distribuidoras de filmes para mostrar um panorama das mais recentes produções nacionais e seus desafios. Todas as sessões e bate-papos serão realizados no Cine Cultura Sala Sinhozinho, uma parceria entre Fundação Cultural de Palmas e Instituto Social do Tocantins.
O projeto é uma realização do Instituto Social do Tocantins, por meio do edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Convidados
Daniel Queiroz: Diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990. Foi coordenador e programador de duas importantes salas de cinema de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro e o Cine 104 e curador de diversas mostras e festivais, com destaque para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e a Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro.
Ocupação atual
Desde 2018 é sócio administrador da Embaúba Filmes – distribuidora de cinema brasileiro (embaubafilmes.com.br), e coordenador geral da plataforma Embaúba Play (embaubaplay.com), lançada em 2021. Filmes distribuídos pela Embaúba (https://embaubafilmes.com.br/distribuicao/).
André Novais Oliveira: Nascido em Belo Horizonte e morador da cidade de Contagem, Minas Gerais. Formado em História pela PUC-Minas. É diretor e roteirista do longa “Temporada”, o segundo longa-metragem que dirigiu, teve estreia na mostra Cineastas do Presente do 71º Festival de Locarno e ganhou o prêmio de Melhor Filme no 51º Festival de Cinema de Brasília. Dirigiu também o longa Ela Volta Na Quinta e os curtas Fantasmas, Domingo, Rua Ataléia, Pouco Mais De Um Mês e Quintal (os dois últimos selecionados para Quinzena dos Realizadores em Cannes). Como roteirista, atualmente trabalha como profissional contratado em projetos de longa-metragem e realiza consultorias de roteiros. Foi tutor do Projeto Paradiso do Instituto Olga Rabinovich, jurado no 7º Laboratório de Roteiros do Porto Iracema das Artes (CE), da competição de roteiros de longa-metragem do FRAPA e do Festival Guiões.
Junto com Gabriel Martins (diretor do filme Marte Um), Maurílio Martins (diretor do curta Contagem) e Thiago Macêdo Correia (diretor do filme No Coração do Mundo), é sócio da produtora mineira Filmes de Plástico, desde 2009.
Lançamento do livro que publicou em 2021, junto a Editora Javali, o livro “Roteiro e diário de produção de um filme chamado “Temporada”, que narra o processo de feitura do seu último longa. O longa “Temporada” está disponível na Netflix Brasil.
Em 2024, prepara para entrar no circuito de salas de cinema o seu novo filme O Dia Que Te Conheci, além de rodar o seu quarto longa-metragem, “Se Eu Fosse Vivo…Vivia”.
Programação Telas em Cena
Quinta: 08/08/2024
Horário: 20h
Local: Pátio de Chile
Lançamento: Roteiro e diário de produção de um filme chamado Temporada, por André Novais Oliveira
Apresentação: Nival Correia
Sexta: 09/08/2024
Sessão Especial seguida de Roda de conversa
Horário: 19h10 – O Dia Que Te Conheci, André Novais Oliveira
Convidados: Daniel Queiroz e André Novais Oliveira
Local: Cine Cultura Sala Sinhozinho
Fonte: Assessoria Cinthia Abreu
DEIXE O SEU COMENTÁRIO