Com o objetivo apoiar projetos de organizações locais de comunidades indígenas, territórios quilombolas e populações extrativistas da Amazônia brasileira, o Fundo Casa abriu a chamada“Amazônia Viva – Fortalecendo a autonomia e resiliência dos povos da floresta – fortalecimento institucional, economia da sociobiodiversidade e proteção territorial”.
O edital busca apoiar e fortalecer iniciativas dos povos da floresta com foco em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e a preservação da floresta em pé, ao mesmo tempo, em que valorizam os costumes e os modos de vida tradicionais dessas comunidades.
São três diferentes linhas de apoio e os projetos devem se enquadrar em uma ou mais – Fortalecimento Institucional, Fortalecimento das Ações para a Governança Territorial e Desenvolvimento da Economia da Sociobiodiversidade. Serão apoiados até 52 projetos de até R$ 50 mil cada, totalizando R$ 2,6 milhões em doações diretas às organizações.
São territórios prioritários para esta chamada as seguintes regiões: Reserva Extrativista Chico Mendes e entorno, região sul do Amazonas, Rodovias BR-319 e BR-174, terra indígena Yanomami e região do rio Tapajós, devido às pressões externas que vêm sofrendo e a tendência de aumento de desmatamento. Além de duas regiões com importante integridade ambiental: Rio Negro e Vale do Javari e entorno.
O período de recebimento das propostas vai até 3.
Clique aqui para conferir a chamada completa.
Oficina Tira Dúvidas
Para os interessados em inscrever projetos na chamada, será realizada uma Oficina Tira Dúvidas, no dia 11 de abril, às 10 horas (horário de Brasília).
Clique aqui e inscreva-se para participar da oficina.
Fonte: Fundo Casa
Foto: Alessandro Pires De Souza / Dreamstime
DEIXE O SEU COMENTÁRIO