Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Estado mantém a campanha de vacinação contra febre aftosa em maio
    Natureza

    Estado mantém a campanha de vacinação contra febre aftosa em maio

    Por Núbia Dourado7 de abril de 20202 minutos de leitura

     

    O calendário oficial para realização da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será mantido no Tocantins

     

     

    O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anunciou nesta terça-feira, 7, que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será mantida na data oficial, que é de 1º a 31 de maio. Já a comprovação do ato, que obrigatoriamente deveria ser feito até 10 dias após a compra da vacina, foi estendida para até 31 de agosto. A expectativa é vacinar aproximadamente 8,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as faixas etárias.

     

    De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, as medidas seguem as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a manutenção de algumas atividades essenciais de saúde animal. “A vacinação do rebanho é primordial para continuarmos com a sanidade em dia, colaborando com a economia e a segurança alimentar”, destacou acrescentando ainda que os profissionais da instituição estão sendo orientados para evitar aglomerações de pessoas e priorizar a prevenção à Covid-19.

     

    Os estabelecimentos que comercializam as vacinas serão notificados sobre o atendimento ao produtor rural durante a aquisição do produto, para evitarem filas de espera. As fiscalizações da Agência quanto ao recebimento da vacina, temperatura e acondicionamento ocorrerão de forma organizada e em horários preestabelecidos com os lojistas. “Estaremos acompanhando durante todo o mês de maio para garantir que todos tenham acesso a vacina, sem prejuízos aos pecuaristas”, analisou o gerente de sanidade animal do órgão, Sérgio Liocádio.

     

    Declaração    

    Com o prazo da declaração ampliado para 31 de agosto, o produtor terá tempo para agendar a ida ao escritório. Vale lembrar que a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA), que pode ser feita pelo site adapec.to.gov.br na ferramenta Produtor on-line, está condicionada à comprovação da vacinação.  

     

    As multas para quem deixar de vacinar são no valor de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade, além de ouras sanções.

     

    Canais de atendimento

    A Adapec disponibiliza no horário comercial (das 8h às 14h), para sanar dúvidas sobre a campanha de vacinação, os telefones 3218-2169 ou 2133, para enviar e-mails os endereços [email protected] / [email protected]. Além disso, o Disque Defesa pelo 0800 63 11 22.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAuxílio Emergencial para diminuir os impactos do coronavírus deve beneficiar 3,6 milhões de MEI
    Próximo artigo Estado cria Câmara Técnica para analisar o desdobramento da pandemia da Covid-19 no Tocantins

    Leia Também

    Naturatins e Comitê do Rio Formoso lançam plano de revezamento para uso da água na estiagem de 2026

    14 de abril de 2026

    União entre Estado e setor produtivo eleva Tocantins ao topo ambiental

    10 de abril de 2026

    Ações educativas, culturais e esportivas marcam abertura da Agenda Ambiental no Parque do Lajeado

    24 de março de 2026

    Centro de Fauna do Tocantins amplia atendimentos e registra alta de 40% em 2025

    10 de fevereiro de 2026

    Parque Estadual do Jalapão registra aumento de 16,63% em visitação em 2025

    5 de fevereiro de 2026

    Mudas do Cerrado são distribuídas para preservar áreas de risco no Tocantins

    30 de janeiro de 2026
    Últimas Notícias

    Curso básico de Libras gratuito tem inscrições abertas em Araguaína

    Por Redação15 de abril de 2026

    Talento tocantinense vence concurso de fotografia sobre indicações geográficas

    15 de abril de 2026

    Lamira reforça trajetória artística com temporada comemorativa

    15 de abril de 2026

    Artesãos do Tocantins podem se inscrever para a Fenearte 2026 em Olinda

    15 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.