Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Natureza»Fundação de Meio Ambiente normatiza doação de mudas produzidas no Viveiro Municipal
    Natureza

    Fundação de Meio Ambiente normatiza doação de mudas produzidas no Viveiro Municipal

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado16 de abril de 20213 minutos de leitura

     

    Da Redação e Ascom Fundação de Meio Ambiente
     
     

     

     

    Serão disponibilizadas até cinco mudas por moradores nas áreas urbanas e parceláveis e até dez mudas para áreas rurais

     

    A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) normatizou a doação de mudas, dentro do Programa ‘MudaClima’, com o objetivo de atender de forma mais ágil e eficiente a população. As normas podem ser conferidas na Portaria FMA 003/2021, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 13 de abril de 2021.

     

    De acordo com o presidente da Fundação, Fábio Barbosa Chaves, as novas regras para entrega das mudas também têm como meta incentivar o plantio de árvores nas áreas urbanas e rurais, visando à arborização espontânea por parte da população. Serão disponibilizadas até cinco mudas por moradores nas áreas urbanas e parceláveis e até dez mudas para áreas rurais. Em ambos os casos será necessária a comprovação de endereço.

     

     

    Vale destacar que as mudas são produzidas no Viveiro Municipal de Palmas (Horto Florestal) e, além das doações, também são utilizadas para os programas de recomposição da floresta natural urbana de Palmas, recuperação de nascentes, olhos d’água, córregos, rios, riachos e ribeirões no município, dentre outros.

     

    Além de normatizar a doação de mudas, a portaria FMA 003/2021 estabeleceu ainda regras e procedimentos para garantir a segurança de servidores e usuários da FMA durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

     

    As mudas de árvores serão disponibilizadas no Viveiro Municipal (Horto Florestal) de Palmas, localizado na AVSO 40, Avenida LO-09, Esquina com Avenida Teotônio Segurado, s/nº, onde serão registradas a quantidade e espécies entregues aos interessados. Os dias para retirada são terças-feiras e quintas-feiras, das 8 às 11 horas.

     

    A cada dia serão atendidos pedidos de até dez pessoas obedecendo à ordem de chegada. Não será necessário agendar horário, porém, os interessados devem guardar distância de pelo menos dois metros dos servidores que os atenderem, e o uso de máscaras também é obrigatório durante todo o atendimento.

     

     

    Além da quantidade

     

    Em caso de interesse por uma quantidade de mudas maior que o estipulado, deverá ser elaborada solicitação oficial, encaminhada à presidência da FMA. A solicitação, conforme destaca o presidente da FMA, deve ter justificativa e informação dos locais onde serão plantadas.

     

    Barbosa explica ainda que será admitida a troca de mudas de árvores por insumos que se relacionam diretamente com as atividades rotineiras de produção de mudas e manutenção do espaço do Viveiro, “preferencialmente, a terra preta, sementes, sacos para produção das mudas, ferramentas de produção de mudas e manutenção do espaço, óleo para equipamentos, carrinhos de mão, e outros similares”, orienta.

     

    No caso de troca, fica estabelecido que se dará proporcionalmente ao valor correspondente ao custo de produção de cada muda, e deverá priorizar a entrega das mudas mais maduras existentes no Viveiro.

     

    As doações de mudas de árvores pelo ‘Programa Muda Clima’ se darão em consonância com o período chuvoso anual, sendo suspensa a disponibilização de exemplares durante períodos de estiagem. O período de doação será informado pela Fundação de Meio Ambiente, no Diário Oficial do Município.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorLíder indígena Marcos Terena, participa de live com a cantora Núbia Dourado
    Próximo artigo Prestação de Contas dos Editais da Lei Aldir Blanc tem portaria alterada

    Leia Também

    Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi

    10 de setembro de 2025

    Programa do Governo do Tocantins de preservação ambiental e compensação por créditos de carbono desperta interesse do Maranhão, que assina termo de compromisso

    25 de junho de 2025

    Governo do Tocantins lança portal do CIGMA para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas

    8 de junho de 2025

    IPAM calcula risco climático de propriedades rurais, veja como participar

    5 de junho de 2025

    Governo do Tocantins realiza 1º Encontro de Secretários do Meio Ambiente

    2 de junho de 2025

    III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins inicia programação com debates e experiências práticas

    22 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    STF autoriza retorno de Barbosa ao comando do Executivo estadual

    Por Redação5 de dezembro de 2025

    Empresas parceiras do Instituto Coca-Cola Brasil têm cerca de 20 vagas abertas na região Norte

    5 de dezembro de 2025

    Audiovisual tocantinense ganha impulso com aprovação de proposta de R$ 12 milhões

    3 de dezembro de 2025

    1ª  Feira Cultural de Artesanato – Mulheres Empreendedoras da Amazônia irá reunir artesãs indígenas e quilombolas na hall da Assembleia  no próximo dia 09

    3 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.