Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Natureza»Gestão de Unidades de Conservação de Proteção Integral Estaduais apresenta efetividade significativa
    Natureza

    Gestão de Unidades de Conservação de Proteção Integral Estaduais apresenta efetividade significativa

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado9 de março de 20213 minutos de leitura

    Da Redação e Ascom  Semarh

     

    O alcance desses índices deve-se aos esforços provenientes da equipe de gestão do parque e aos órgãos governamentais, Naturatins e Semarh

     

    As Unidades de Conservação (UCs) têm a função de manter os recursos naturais em diversos tipos de ecossistemas e garantir que os processos ecológicos se mantenham em longo prazo. Porém o processo de criação de uma UC equivale, simplesmente, ao passo inicial para proteção de sua biodiversidade, é necessário garantir a sua efetividade por meio da sua implementação.

    Com a necessidade de avaliar a efetividade de gestão das áreas protegidas, o Word Wide Fund for Nature – WWF, em parceria com o Banco Mundial, desenvolveu uma ferramenta conhecida como tracking tool. Essa baseia-se na ideia de que a boa gestão das UCs segue um processo com seis diferentes fases ou elementos, sendo elas: o entendimento do contexto dos valores e ameaças existentes; o planejamento e da alocação de recursos (insumos) e como resultado das ações de gestão (processos), por vezes são produzidos produtos e ações (resultados) que resultam em impactos ou êxitos (produtos).

    A ferramenta avalia as seguintes UCs: os Parques Estaduais do Cantão, Jalapão, Lajeado e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, apresentando um passo importante para o aperfeiçoamento gerencial e o desenvolvimento de suas potencialidades. A primeira avaliação de efetividade de gestão foi realizada no ano de 2009 e a partir de 2012 todos os anos a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Gerência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, realiza a avaliação utilizando a ferramenta tracking tool  e estão disponibilizadas na página do GESTO. (http://www.gesto.to.gov.br/)

    As avaliações anuais se consolida em uma lista com 33 perguntas, distribuídas em seis eixos, sendo eles: (a) contexto, cuja finalidade é avaliar a importância, as ameaças e o meio político da unidade; (b) planejamento, que avalia o design da área protegida e o seu planejamento; (c) insumos, que avaliam os recursos necessários para conduzir a gestão da unidade; (d) processo de gestão que faz uma avaliação do modo pelo qual a gestão é conduzida; (e) produtos de gestão, que avaliam a implementação dos programas e as ações desenvolvidas pela gestão e, por fim, os resultados, que avaliavam as condições da unidade de conservação. Para cada tema são utilizados gradientes de condições, sendo que o menor nível equivale a zero e o nível ótimo corresponde a três.

    Os resultados obtidos (em anexo) foram interpretados de acordo com o que preconiza a ferramenta utilizada, sendo que de 0- 19 pontos considera-se a efetividade de gestão insatisfatória; 20-38 efetividade de gestão precisa melhorar; 39-57 efetividade de gestão regular; 58-77 efetividade de gestão boa e; <78 a 96 efetividade de gestão ótima.

    Os gráficos obtidos a partir dos dados levantados pela ferramenta demonstram a efetividade de gestão das UCs durante esse período de avaliação.

    Apesar das dificuldades enfrentadas pelas UCs, estas mantiveram seus índices de efetividade classificados de regular a bom, desde 2009. O alcance desses índices deve-se aos esforços provenientes da equipe de gestão do parque e aos órgãos governamentais, Naturatins e Semarh que, apesar dos entraves existentes, sempre buscaram investir nas unidades de conservação estaduais.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorHoje acontece de forma virtual o Sarau Feminista: Protagonismo e Poesia
    Próximo artigo Tocantins recebe mais 14.400 doses da vacina CoronaVac

    Leia Também

    Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi

    10 de setembro de 2025

    Programa do Governo do Tocantins de preservação ambiental e compensação por créditos de carbono desperta interesse do Maranhão, que assina termo de compromisso

    25 de junho de 2025

    Governo do Tocantins lança portal do CIGMA para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas

    8 de junho de 2025

    IPAM calcula risco climático de propriedades rurais, veja como participar

    5 de junho de 2025

    Governo do Tocantins realiza 1º Encontro de Secretários do Meio Ambiente

    2 de junho de 2025

    III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins inicia programação com debates e experiências práticas

    22 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    1ª Feira Cultural de Artesanato – Mulheres Empreendedoras da Amazônia acontece nesta terça-feira no hall da Assembleia Legislativa

    Por Redação9 de dezembro de 2025

    STF autoriza retorno de Barbosa ao comando do Executivo estadual

    5 de dezembro de 2025

    Empresas parceiras do Instituto Coca-Cola Brasil têm cerca de 20 vagas abertas na região Norte

    5 de dezembro de 2025

    Audiovisual tocantinense ganha impulso com aprovação de proposta de R$ 12 milhões

    3 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.