Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Natureza»Governo do Tocantins registra redução de 47,6% de focos de queimada no primeiro trimestre de 2025
    Natureza

    Governo do Tocantins registra redução de 47,6% de focos de queimada no primeiro trimestre de 2025

    RedaçãoPor Redação8 de maio de 20254 minutos de leitura

    Total acumulado de janeiro a março deste ano aponta a soma 205 registros, indicando a queda de quase a metade das ocorrências em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 391 focos de queimada

     

    Cleide Veloso/Governo do Tocantins

     

    O governo do Tocantins registrou a redução de 47,6% de focos de queimadas no primeiro trimestre de 2025. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou nesta quarta-feira, 7, o Boletim Mensal nº 5/2025 do Fogo no Tocantins aponta um total acumulado de 205 focos no período de janeiro a março deste ano, o que indica a queda de quase metade das ocorrências, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 391 focos de queimadas. Este Boletim Mensal é elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente do Tocantins (CIGMA-TO) da Semarh, com dados do Monitor do Fogo do MapBiomas.

     

    Conforme o levantamento do Boletim Mensal nº 5/2025, a área queimada acumulada no primeiro trimestre de 2025 é de 8.399ha, que configura um aumento de 133,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 3.602 ha. A distribuição dos focos de queimada aponta, entre os municípios mais afetados, Ananás (10,24%), Mateiros (6,83%), Ponte Alta do Tocantins (5,85%), Pium (5,37%) e Natividade (4,39%). Do total acumulado, 1,77% das ocorrências foram registradas no Bioma Amazônico e 98,23% restantes no Bioma Cerrado.

     

    O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, ressaltou que, “a redução de 47,6% no primeiro trimestre de 2025, quase a metade dos focos de queimadas registrados no mesmo período do ano passado é um indicador de resultado do conjunto de medidas adotadas pelo Tocantins e que agora estão reunidas em um Plano Integrado de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais. Esse documento elaborado em conjunto, Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Natureza do Tocantins e Corpo de Bombeiros do Estado, atende a determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa, que demandou que fossem tomadas providência para o planejamento e implementação de medidas que antecedem o período de queimadas no estado deste ano e visem promover resposta rápida às ocorrências em todo o território tocantinense”.

     

    Marcello Lelis acrescentou que, “é importante mais uma vez lembrar, que o Tocantins usa o MIF [Manejo Integrado do Fogo] e a queima controlada, ou seja, usamos o fogo para prevenir desastres ambientais por queimadas e incêndios florestais. Os monitoramentos de queimadas atuais não identificam o que é queima legal ou queima ilegal, eles somam tudo. Mas o Tocantins está trabalhando para promover essa separação através do CIGMA e assim teremos o indicador da nossa real posição no ranking de queimadas, bem como do tipo de queima que obtemos redução a cada período monitorado. Essa é uma informação que também deve subsidiar o planejamento de ações, investimentos e a gestão de recursos nas operações de combate às queimadas e aos incêndios florestais sob domínio estadual e federal no Tocantins”.

     

    No levantamento da extensão queimada por domínio, o boletim indica o percentual médio de 76,25% das ocorrências em área federal e 23,75% em área de domínio estadual. Os municípios com áreas mais afetados no período foram Mateiros (68,38%), Ponte Alta do Tocantins (8,86%), Aurora do Tocantins (2,83%), Ponte Alta do Bom Jesus (2,16%) e Pium (1,85%). Na observação da distribuição da área queimada por microrregiões, as mais afetadas foram o Jalapão (78,90%), Dianópolis (7,65%), Rio Formoso (4,98%), Porto Nacional (2,32%) e Araguaína (2,09%).

     

    Boletim Mensal do Fogo

     

    O Boletim Mensal do Fogo elaborado pelo CIGMA da Semarh, com dados do Monitor do Fogo do MapBiomas, traz a soma do total acumulado de ocorrências registradas referente ao período monitorado e oferece ainda informações detalhadas sobre o registro de focos e de áreas queimadas, apresentando a análise das respectivas distribuições por bioma, por município, por microrregião e por domínio, a partir das ocorrências detectadas no estado do Tocantins.

     

    Fonte: SECOM/TO

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorSemana do MEI 2025 agita o Tocantins com capacitações, feiras e mais de 100 eventos gratuitos
    Próximo artigo Empresas já podem cadastrar vale-transporte de forma on-line na Capital

    Leia Também

    Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi

    10 de setembro de 2025

    Programa do Governo do Tocantins de preservação ambiental e compensação por créditos de carbono desperta interesse do Maranhão, que assina termo de compromisso

    25 de junho de 2025

    Governo do Tocantins lança portal do CIGMA para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas

    8 de junho de 2025

    IPAM calcula risco climático de propriedades rurais, veja como participar

    5 de junho de 2025

    Governo do Tocantins realiza 1º Encontro de Secretários do Meio Ambiente

    2 de junho de 2025

    III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins inicia programação com debates e experiências práticas

    22 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    Por Redação17 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.