O Fórum CB27, que reúne as secretarias de meio ambiente das 26 capitais brasileiras e Distrito Federal para ações coordenadas e avanço em agendas ambientais de vanguarda, encerra seu XXVIII Encontro Nacional em Palmas, com o lançamento do seu relatório de atividades ao longo dos seus 10 anos de existência. Com o objetivo central de apresentar as iniciativas e resultados promovidos pelo trabalho conjunto das Secretárias e Secretários de Meio Ambiente das capitais, com o apoio da Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Brasil e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
Durante o lançamento, o Coordenador Nacional do Fórum CB27, Welison Silveira, Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, destacou a relevância do fórum e perspectivas para o futuro dos trabalhos. O fórum surgiu em meio as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em 2012, trazendo discussões mais aprofundadas em sustentabilidade e clima num contexto em que estas discussões ainda eram incipientes. Dessa forma, o fórum foi fundamental para o avanço de iniciativas de vanguarda e inserção do fórum na governança global do clima.
Ana Carolina Abreu, Coordenadora de Projetos da KAS no Brasil, apresentou as atividades e resultados alcançados. Destaca-se o comprometimento de 26 das 27 capitais com o GCoM – Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, 70% de capitais com reporte de ações climáticas na plataforma global CDP-ICLEI, além de diversos planos de gestão de recursos, como de arborização e resíduos sólidos, com apoio técnico e de mobilização de parceiros promovidos pelo Fórum CB27.
Por fim, Ana Wernke, Coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI Brasil, fez uma avaliação do impacto das conquistas sob a perspectiva da metodologia da conformidade climática. Observou-se que as capitais estão avançadas na trilha pela conformidade climática, considerando que diversas capitais possuem inventários de efeito de gases de efeito estufa e planos de ação climática.
Fonte: Raquel Gonçalves/ICLEI – Para a Prefeitura de Palmas
DEIXE O SEU COMENTÁRIO