O Projeto Sementinhas do Cerrado concluiu suas atividades de 2024 nesta quinta-feira, 10, com uma série de ações educativas voltadas para alunos de escolas em São Félix e Mateiros, no Jalapão. A iniciativa tem como principal objetivo a conscientização ambiental, incentivando os estudantes a se tornarem multiplicadores de práticas sustentáveis em suas comunidades.
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o projeto contou nesta edição com o apoio de técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Universidade do Tocantins (Unitins) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
As atividades de encerramento tiveram início na Escola Municipal Miguel Rodrigues de Souza, na Comunidade do Prata, em Mateiros, na quarta-feira, e na quinta-feira foram realizadas na Escola Estadual Silvério Matos, na comunidade Mumbuca. Os alunos participaram de palestras sobre conscientização ambiental, oficinas de compostagem e atividades práticas de plantio de mudas nativas do cerrado.
Durante o evento, as crianças também se divertiram com pinturas faciais, além de receberem cartilhas, sementes e mudas para plantio. Exposições sobre artesanato, compostagem e seleção de resíduos foram realizadas para enriquecer a experiência dos estudantes.
A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou a importância do projeto para as comunidades rurais. “O Sementinhas do Cerrado foi essencial para capacitar os alunos como multiplicadores de práticas sustentáveis. Agora, eles têm o conhecimento necessário para contribuir ativamente na preservação da nossa fauna e flora. Estamos formando uma nova geração mais consciente e engajada na proteção do meio ambiente”, afirmou.
Gadotti também mencionou planos de expansão do projeto para o próximo ano, com a inclusão de novos parceiros e a ampliação do número de municípios atendidos.
Sobre o Projeto Sementinhas
Lançado em fevereiro deste ano, o Sementinhas do Cerrado iniciou suas atividades na escola Entre Rios, em Taquaruçu, e tem como meta levar educação ambiental a 600 alunos, incluindo aqueles de escolas indígenas e quilombolas nos municípios de Itacajá, Lagoa da Confusão, Tocantínia, Mateiros e São Félix do Tocantins. As atividades foram realizadas em unidades pré-selecionadas e contaram com o apoio de diversas instituições parceiras do governo estadual, como o Batalhão da Polícia Militar (BPMA) e a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).
Fonte: Ascom Semarh
DEIXE O SEU COMENTÁRIO