Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Novo Colégio Militar é entregue em Araguaína com investimento de R$ 18 milhões do Governo do Tocantins
    Políticas Públicas

    Novo Colégio Militar é entregue em Araguaína com investimento de R$ 18 milhões do Governo do Tocantins

    RedaçãoPor Redação9 de maio de 20264 minutos de leitura
    Nova estrutura do Colégio Militar Jorge Humberto Camargo amplia oferta do ensino militarizado em Araguaína - Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
    Edificação moderna do Colégio Militar do Estado do Tocantins Jorge Humberto Camargo atende 700 estudantes matriculados na nova unidade

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, inaugurou nesta sexta-feira, 8, em Araguaína, norte do estado, o Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) Jorge Humberto Camargo. A nova unidade integra o projeto Obra Toda Semana desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).

    A obra recebeu investimento de R$ 18.037.863,23 e conta com estrutura moderna, composta por 18 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, salas administrativas e pedagógicas, pátio coberto, refeitório, quadra poliesportiva coberta, central de gás (GLP), auditório, guarita de segurança, passarela coberta, estacionamento para servidores e área de convivência. A entrega representa o compromisso da gestão estadual em fortalecer a educação pública, ampliando o acesso a espaços educacionais de qualidade e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

    Na cerimônia de entrega, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da nova unidade para a educação e para a comunidade de Araguaína. “Hoje [sexta-feira, 8] entregamos esse colégio à comunidade educacional de Araguaína e dessa importante regional. É um investimento que vai contribuir para a formação dos nossos estudantes, fortalecer a disciplina e oferecer mais qualidade no ensino. Deixamos aqui a nossa admiração aos professores, estudantes, servidores e à toda a comunidade escolar. É um colégio moderno, preparado para atender a população e ajudar a construir um futuro melhor para os nossos estudantes”, ressaltou.

    O chefe do Executivo visitou as dependências do Colégio Militar, onde conheceu a estrutura da nova unidade escolar, incluindo salas de aula, laboratório, biblioteca, refeitório, auditório e demais espaços pedagógicos e administrativos.

    A secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, enfatizou que a entrega da nova unidade atende a uma demanda histórica da comunidade escolar e reforça os investimentos do Governo do Tocantins na modernização das escolas estaduais. “Essa era uma demanda aguardada há muitos anos pela comunidade escolar de Araguaína. Na gestão do governador Wanderlei Barbosa, a obra foi definida como prioridade dentro do compromisso de modernizar as unidades da rede estadual. Hoje [sexta-feira,  8], entregamos uma escola totalmente nova, com investimento superior a R$ 18 milhões, que vai fazer a diferença na vida dos estudantes, dos professores e de toda a comunidade”, completou.

    Nova unidade

    O Colégio Militar Jorge Humberto Camargo conta com 700 estudantes matriculados neste ano letivo e oferta os anos finais do ensino fundamental, ampliando o acesso ao ensino militarizado em Araguaína e fortalecendo a rede estadual de educação.

    A diretora da unidade, tenente-coronel Allana Lopes Sousa Silva, expressou a emoção e a expectativa da comunidade escolar com a entrega da reforma do colégio. “É um sonho esperado, muito desejado. Todos os alunos estavam na expectativa, ansiosos por viver esse momento. Os pais, as famílias, toda a comunidade escolar estão muito felizes em receber uma obra tão maravilhosa, uma escola tão linda e tão desejada.Todas as salas agora são climatizadas. Estamos todos muito felizes com tudo o que estamos recebendo”, acrescentou.

    A estudante Júlia Gomes Pires dos Santos, do 8º ano do ensino fundamental, recebeu com entusiasmo a entrega da escola e pontua como a nova estrutura deve contribuir para o aprendizado e o bem-estar dos colegas. “A escola ficou bem organizada, fomos muito bem acolhidos e agora temos uma estrutura melhor, com um ambiente mais confortável,  climatizado e com acessibilidade. Isso ajuda bastante no aprendizado”, observou.

    O professor de Geografia, Osmar Oliveira de Moura, relatou que a nova estrutura representa um avanço para estudantes e profissionais da educação. “Celebramos esse momento porque é uma conquista para os professores e para os alunos. Essa estrutura impacta diretamente na qualidade do ensino e também nas condições de trabalho. Ter um ambiente mais adequado contribui para a aprendizagem e traz mais motivação para toda a comunidade escolar. Esperamos que outras escolas também possam receber investimentos nesse mesmo padrão”, comentou.

    Homenagem

    Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem ao 1º tenente da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Gedilson José de Lima Santos, que faleceu no domingo, 3 de maio, após sofrer graves queimaduras em um acidente doméstico em Araguaína. O militar atuava como coordenador disciplinar do Colégio Militar Jorge Humberto Camargo e era reconhecido pelo profissionalismo e dedicação à comunidade escolar. Em homenagem à sua trajetória, os presentes realizaram um minuto de silêncio e relembraram sua contribuição para a unidade.

    Obra Toda Semana

    O projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros tem como objetivo promover inaugurações, ampliações e reformas de unidades escolares em todo o estado, de forma contínua, levando mais estrutura e qualidade de vida aos estudantes tocantinenses. 

    Fonte: Assessoria de comunicação do Governo do Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Araguaína CMTO Colégio Educação Entrega investimento Obra Toda Semana PROFE Seduc
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAgrotins 2026 recebe reunião itinerante do Conselho Deliberativo do Sebrae
    Próximo artigo 2º BPM recebe novos equipamentos durante cerimônia de passagem de comando em Araguaína

    Leia Também

    Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece participação feminina na gestão dos recursos hídricos

    20 de junho de 2026

    Governo do Tocantins avança na política de incentivo às rádios comunitárias

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega título de área histórica e fortalece tradição religiosa em Dianópolis

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa reforça segurança pública com entrega de equipamentos e inauguração de Sala de Situação

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeiros apartamentos do Residencial Maria Rosa em Palmas

    18 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.