Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Comunidades Tradicionais do Jalapão realizam nesta semana a Colheita do Capim Dourado no Tocantins
    Amazônia

    Comunidades Tradicionais do Jalapão realizam nesta semana a Colheita do Capim Dourado no Tocantins

    Por Núbia Dourado21 de setembro de 20223 minutos de leitura
    Dona Santinha da Comundade do Mumbuca - Crédito: Keven Lopes
    Campo da Colheita na Comunidade do Mumbuca/Crédito: Keven Lopes

     

    Por Yuri Felipe Sousa 

    A colheita do capim dourado teve início nesta terça-feira, 20, pelas comunidades tradicionais do Jalapão, com a expectativa de duração até o mês de novembro. O período é regularizado para assegurar o manuseio do capim dourado, matéria-prima da principal fonte de renda das comunidades quilombolas da região na confecção dos artesanatos. 

    Festa da Colheita do Capim Dourado 

    A comunidade quilombola Mumbuca, conhecida pelo artesanato com Capim Dourado, realizou mais uma edição da Festa da Colheita, entre 9 e 11 de setembro, no povoado localizado no município de Mateiros, em área próxima à rodovia TO-110 (trecho entre Mateiros e São Félix do Tocantins). O evento teve apoio do Projeto Energia para Crescer, além de  homenagem ao Mauricio da Viola do Buriti e a reflexão acerca da preservação do capim dourado. 

    Apreensão de Capim Dourado colhido ilegalmente  

    No mês de agosto, a Polícia Militar do Tocantins, por meio da Companhia Serra Geral (2º Comando de Policiamento do Interior), de Dianópolis, apreendeu um carregamento ilegal com 170 quilos de capim-dourado, colhidos e transportados de maneira ilegal. A apreensão da carga foi realizada após a Polícia Militar receber uma denúncia anônima. Ao abordarem o veículo e confirmarem a veracidade da denúncia, os policiais acionaram o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para auxiliar na condução das providências legais cabíveis.

    Colheita legal

    Cerca de 400 artesãos e extrativistas estão autorizados pelo Naturatins para fazerem a colheita das hastes de capim-dourado (Syngonanthus nitens), na região do Jalapão. O Naturatins, por meio da Lei 3.594/2019, estabelece que o período de colheita deve ocorrer entre 20 de setembro e 30 de novembro.

    Capim-dourado

    Apesar do nome, o capim-dourado não é um capim, uma vez que não pertence à família das gramíneas. A haste dourada com uma pequena flor branca no topo é, na verdade, da família das sempre-vivas.

    Considerado uma das preciosidades do Tocantins, o capim-dourado brota em outros estados do Brasil, onde há incidência do bioma Cerrado: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia. Mas é no Tocantins, na região do Jalapão, devido suas características de solo, principalmente, onde a haste apresenta sua melhor forma.

    O capim-dourado é a principal matéria-prima para a confecção de bolsas, bijuterias e objetos de decoração feitos por artesãos, especialmente quilombolas que residem no Parque Estadual do Jalapão e na APA do Jalapão.

    A habilidade dos artesãos do povoado Mumbuca na produção de peças de capim-dourado fez o produto ganhar fama e encantar pessoas em todo o Brasil e também no exterior.

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    #CapimDourado #PovosTradicionais #Jalapão
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorFundação Escola de Saúde Pública de Palmas promove Caminhada Beneficente em alusão ao Setembro Amarelo
    Próximo artigo Observatórios culturais resistem à queda de recursos e ajudam a suprir apagão de dados

    Leia Também

    Governo do Tocantins fortalece intercâmbio cultural com visita da embaixadora da República Tcheca ao povo Iny-Javaé

    30 de maio de 2026

    Tocantins apresenta ações de combate aos incêndios em encontro da Amazônia Legal

    27 de maio de 2026

    Agrotins 2026 promove integração entre turismo ecológico, cultura e agricultura familiar no Tocantins

    12 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026

    Projeto Tocantins Conectado chega à comunidade quilombola Barra da Aroeira

    1 de maio de 2026

    2ª Feira de Artesanato Mulheres Empreendedoras da Amazônia destaca cultura e empreendedorismo tradicional

    28 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Série tocantinense Trisal estreia novo episódio nesta quarta-feira em Araguaína

    Por Redação10 de junho de 2026

    Ações gratuitas fortalecem acesso ao crédito para pequenos negócios no Tocantins

    10 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa vistoria obras e anuncia melhorias para Miracema e Miranorte

    10 de junho de 2026

    Ações educativas fortalecem a proteção animal e a preservação da fauna em Palmas

    10 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.