Evento reuniu nesse sábado, 30, milhares de pessoas para apreciar os povos Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente
Uma união de educação, cultura, história e respeito foi o que se viu nesse sábado, 30, na Praia da Graciosa, em Palmas, durante a abertura da II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits). O evento, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca fortalecer a identidade cultural indígena, promover a socialização entre os povos originários, além de incentivar as práticas esportivas comuns entre as comunidades.
Na cerimônia, as milhares de pessoas presentes puderam apreciar as pinturas corporais, cocares, adornos e ouvir expressões da língua mãe dos Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente. Também puderam assistir à demonstração de Arremesso de peso, Arco e flecha, Corrida com tora, Cabo de guerra e Luta corporal, cinco, das onze modalidades que estão sendo disputadas nos Jeits.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou que a competição reflete o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização da identidade cultural dos povos indígenas por meio da educação. “Este evento é pedagógico, mas, acima de tudo, é um ato de soberania cultural e demonstra que o esporte é um forte aliado no desenvolvimento de uma educação transformadora”.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que os Jeits promovem a integração entre os povos. “Somos o único estado que realiza esses jogos. É uma alegria proporcionar esse momento de integração entre todas as etnias, em que todos podem conversar e trocar ideias sobre suas diferentes realidades. Continuaremos trabalhando para fomentar e valorizar a educação e a cultura indígena no Tocantins”.
Jeits
O estudante-atleta indígena Milton Dias Ribeiro Apinajé, da Escola Estadual Indígena katamkaàk, de Tocantinópolis, participa pela primeira vez. “Estou muito feliz por estar aqui. Escolhi o atletismo porque estou acostumado a correr muito na minha aldeia. É ótimo ver todo mundo celebrando a nossa cultura”.
O arquiteto Robson Correa e sua família já são fãs dos Jeits. “Esta é a segunda vez que assistimos a este evento. É muito bonito ver a integração de todos esses povos das diferentes regiões do Tocantins. Parabenizo o Governo do Estado pela realização dessa competição, pois acredito que investir em educação e em esportes é crucial para a saúde e o bem-estar dessa população.”
Nesta edição, os Jogos Escolares Indígenas contam com 763 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos, de 35 escolas, disputando 11 modalidades, sendo: Arco e flecha, Arremesso de lança, Luta corporal, Corrida de 100 metros rasos, Corrida de resistência 2.000 metros, Corrida de resistência 3.000 metros, Corrida com varinha 4×100 metros, Corrida com tora, Cabo de guerra, Natação e Futebol society. As competições tiveram início nesse sábado e prosseguem até segunda-feira, 2.
II edição com novidades
Além de integrar a programação dos 35 anos do Tocantins, a II edição dos Jeits conta com shows de artistas locais e feira de artesanato. Nesse sábado, se apresentaram no palco da competição os Tambores do Tocantins, Sabrina Fittipaldi e Tabokagrande. No domingo, 1°, os shows serão de Keila Lipe e Impacto Latino, a partir das 20h, na arena dos jogos na Praia da Graciosa.
Educação Indígena
A rede estadual de educação do Tocantins conta atualmente com cerca de 6.000 estudantes Indígenas matriculados em 134 unidades escolares nos municípios de Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Tocantínia, Rio Sono, Itacajá, Goiatins, Santa Fé do Araguaia, Tocantinópolis, Maurilândia e Cachoerrinha.
Fonte: Secom Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO