No Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), apresentou a campanha “Nunca mais um Brasil sem nós”, com o objetivo de dar visibilidade à luta dos 305 povos indígenas que resistem e existem no Brasil.
A ação também destaca a atuação dos povos indígenas que garantem a preservação de 274 línguas faladas e habitam todos os biomas brasileiros, sendo protagonistas da sua preservação.
De acordo com o MPI, a campanha é uma forma de ressignificar o Dia dos Povos Indígenas, tornando-o um momento de grande retomada da política indígena brasileira. A ideia é trabalhar em conjunto com os demais povos originários espalhados pelo país para realizar avanços significativos na garantia dos direitos dos povos indígenas e na preservação da sua cultura e história.
Para acompanhar o trabalho, acesse o perfil do Ministério dos Povos Indígenas no Instagram e fique por dentro das ações realizadas em prol dos povos indígenas no governo federal.
Dia do Índio
No ano passado, o antigo “Dia do Índio” passou por uma alteração significativa devido à Lei 14.402/22, que instituiu o “Dia Nacional dos Povos Indígenas”, a ser comemorado anualmente em 19 de abril. A mudança se deu em razão do termo “índio” ser considerado preconceituoso e inadequado para se referir aos povos originários do Brasil.
A data tem como objetivo celebrar a existência dos povos indígenas no país e destacar a sua luta pela preservação de suas culturas, tradições e territórios. No entanto, a realidade é que ainda há muitos desafios a serem enfrentados na garantia dos direitos, no combate ao preconceito e à discriminação.
Um exemplo disso é o que acontece em muitas escolas, onde o Dia dos Povos Indígenas é celebrado de forma distorcida, com crianças sendo vestidas com trajes típicos indígenas e representadas como personagens folclóricos, o que reforça a ideia de que os povos indígenas são algo do passado, e não uma realidade viva e presente em nosso país.
Portanto, é importante que a sociedade se engaje na luta pela valorização e respeito aos povos indígenas, reconhecendo a sua importância para a diversidade cultural e ambiental do Brasil e apoiando suas demandas por direitos e justiça.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO