A Fundação Cultural de Palmas (FCP) tem trabalhado para diversificar e democratizar o acesso como artes na Capital. Uma das iniciativas é a realização da Mostra Itinerante de Teatro, depois de Romeu e Julieta, exibindo ‘Auto da Compadecida’, no teatro da Estação Cidadania Cultura (antigo CEU), no setor Morada do Sol II, no sábado e domingo, 7 e 8, respectivamente, às 19h30. A entrada é gratuita.
O sertão, suas alegrias, dores e encantamentos, seu povo forte e alegre. Esse ser que é nordestino, mas, que pode ser tocantinense e que é principalmente, brasileiro, é retratado por Ariano Suassuna na peça, Auto da compadecida ‘que teve uma montagem inédita da Cia do Teatro Fernanda Montenegro, sob a direção de Cícero Belém. O espetáculo, que tem classificação livre, apresenta 14 atores em cena em uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, entretanto, com diálogos e cenas que não obedecem as mesmas seqüências da obra do autor.
“Não arrisco declarar que trata de uma releitura, mas buscamos construir um espetáculo com nossa pegada, ou nosso olhar, localizado em um sertão que pode ser o Nordeste, ou ser mineiro, goiano ou tocantinense”, afirma Cícero Belém.
Uma peça chega ao Morada do Sol II depois da estréia no Theatro Fernanda Montenegro e abre uma Mostra de Teatro Itinerante do FCP na Universidade Federal do Tocantins, em ambas com grande sucesso público.
“Estamos trabalhando para executar o papel da Fundação Cultural de Palmas no fornecedor de acesso à cultura, uma arte em seus diversos componentes, uma população de palmas, tirando nossas produções do centro, do Theatro Fernanda Montenegro e levando por outras regiões mais periféricas ”, Afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis.
Serviço
O que: Mostra Itinerante de Teatro da FCP – Auto da Compadecida
Quando: Sábado e domingo, 07 e 08 – às 19h30
Local: Teatro da Estação Cidadania Cultura – (Antigo CEU)
Entrada: Gratuita
DEIXE O SEU COMENTÁRIO